quarta-feira, 22 de julho de 2009

Cebola e seus benefícios à saúde

A cebola é um dos alimentos mais consumidos do mundo e apesar de poucos sais minerais e vitaminas é capaz de combater muitos problemos de saúde e auxília no combate a várias doenças. Confesso que não imaginava tantos benefícios a saúde essas planta contém. Vista por vezes, como um mero tempero, mas sendo consumida crua pode servir como um verdadeiro remédio. Originária da Ásia Central, foi cultivada na Índia e China desde tempos remotos, sendo muito apreciado na Grécia, Roma e Egito antigos.
Inacreditáveis maravilhas da Cebola:
defesa contra infecções,
elimina substâncias tóxicas através dos rins,
abre o apetite
regulariza o estômago
contra prisão-de-ventre
inchaços
problemas de pele
diurética
ossos (reumatismo)
inimiga dos vermes intestinais
limpa as vias respiratórias
combate os cálculos biliares
prevevine o enfartePerdemos essas propriedades quando a cebola é cozida, porém auxilia diminuir os coágulos sanguíneos. O Chá da cebola com mel, serve para combater gripes, tosse, bronquite, asma e ainda limpa o sangue e o fígado. Aplicado topicamente.
Allium sativum L. FAMÍLIA: ALLIÁCEAS
BOTÂNICA: Erva anual perene, caracterizada por crescer formando bulbos ("cabeças") de 20 dentes a mais.É originário da Ásia Central e atualmente se encontra distribuído em todo o mundo.
PARTE UTILIZADA : Bulbos.
HISTÓRICOPlanta utilizada desde 3000 A.C. para combater parasitoses e prevenir epidemias. Na Grécia, o historiador Heródoto menciona o uso de alho para prevenir tifo e cólera.Já no século XX, os médicos na I Guerra Mundial, utilizavam extratos de alho para evitar infecções e gangrenas nas feridas dos soldados.Na década de 60, os japoneses demonstraram a comunidade científica a ação anti-tumoral em ratos.Em 70 e 80 aumenta consideravelmente os estudos, e o Inst. de Câncer dos USA, recomenda-o na dieta como método preventivo do câncer.
AÇÃO TERAPÊUTICA HIPOLIPEMIANTEÉ efetivo no controle sangüíneo do colesterol e das lipoproteínas de baixa densidade. Reduz em até 12% o LDL.
AÇÃO ANTITUMORAL E IMUNOMODULADORAO Instituto Nacional do Câncer dos EUA , em estudos experimentais, com 1695 pessoas, concluiu que a incidência de câncer de estômago era menor nas pessoas que ingeriam mais alho e cebola na dieta/diária.Reduz a fadiga e anorexia depois da adm. de radio - quimioterápicos.Um estudo piloto de 10 semanas com 10 pacientes que receberam o extrato de alho se observou um aumento da atividade das células NK, bem como para várias patologias associadas tais como: herpes genital, diarréia, candidíase e pansinusite recorrente com febre.
AÇÃO ANTIIFECCIOSA E ANTIVIRAL Inibe o crescimento de Cândida albicans.Efetivo contra o vírus da Influenza B, Herpes simples tipo I.
Portanto, o alho possui as seguintes vantagens :- Se pode administrar durante mais tempo sem temer os efeitos colaterais.- Seu emprego não leva a resistência.- Não afeta a flora intestinal.- Possui atividade antiviral (algo que os antibióticos não possuem).
EFEITOS ADVERSOS E / OU TÓXICOSO alho cru não é bem tolerado já que pode provocar anemia, mal estar gástrico e reações alérgicas tipo asmática ou dermatite de contato.Diferentes testes de toxicidade aguda, subaguda e crônica, mutagenicidade e evolução clínica sintomatológica demonstraram segurança na tomada de extratos de alho. Evitar altas doses devido a uterocontrabilidade (in vitro).
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS Podem interagir com os tratamentos anticoagulantes, hipotensores e hipoglicemiantes.
POSOLOGIADr. Robert S. Lin , uma das maiores autoridades sobre o alho no mundo , recomenda 5 dentes de alho/dia na dieta regular.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICASALONSO, Jorge R. - Tratado de Fitomedicina, Bases clínicas e farmacológicas. Argentina, ISIS Ediciones S.R.L., 1998, p. 202-212.
MATOS, F.J.A. et all - Const. quim. ativos de plantas medicinais brasileiras. Fortaleza, E.U.F. Ceará, 1991, p.147-151.
Sucupira é o nome popular dado a várias espécies de árvores brasileiras, entre elas:
chia virgilBowdiioides
Pterogyne nitens
Sclerolobium aureum
Diplotropis purpurea
Pterodon polygalaeflorus (que alguns autores consideram a mesma espécie desta Pterodon emarginatus).
A sucupira ocorre no cerrado e sua transição para a floresta semidecídua, nos Estados de MG, MT, TO, SP, GO e MS. É árvore de porte médio, de 8 a 16 metros, folhas compostas bipinadas. Fruto tipo legume, achatado, com uma só semente.
Possui também uma ação antibiótica excelente para casos de infecção de garganta.
As pessoas hoje em dia estão totalmente desamparadas no trato de sua saúde, chegando a ponto de tomar antibióticos e antiinflamatórios fortíssimos para uma simples dor de garganta, sendo que poderia obter o mesmo resultado ou às vezes resultados até melhores com uma simples sucupira.
Como preparar o medicamento
Basta preparar uma tintura de seus frutos e tomar umas 20 gotas, de 3 a 5 vezes ao dia, dependendo do caso, para em questão de 1 a 2 dias se livrar das piores infecções de garganta.
Como fazer chá de semente de sucupira
O chá de Sucupira é usado no combate a úlceras, gastrites, ácido úrico, amidalite, artrite, asma, blenorragia, dermatoses, dor espasmódica, diabete, rouquidão, sífilis, hemorragias, vermes intestinais, além disso, é anticancerígeno e Combate a inflamações no útero e ovário.
COMO FAZER: Lavar bem. Usar 3 pedaços de casca ou semente. Ferver por 8 minutos em um litro de água. Após esfriar, conservar na geladeira.
COMO BEBER: Beber como água
Considerações
A população sempre utilizou esta planta com grande sucesso, e agora vemos pessoas doentes, com dores pelo corpo, com infecções na garganta sentado ao lado de uma
sucupira sem aproveitar de seus recursos.
Quando é que vamos acordar e se voltar novamente para este grande tesouro que temos à nossa inteira disposição? Quando é que vamos retirar as vendas de nossos olhos?
Canela auxilia o tratamento do diabetes tipo 2
Substância da especiaria reproduz ação da insulina no sangue
-->
-->
A Canela, especiaria aromatizante e exótica, pode ajudar no tratamento e prevenção do diabetes, é o que diz estudo realizado pela Universidade Tecnológica da Malásia. Uma substância encontrada no extrato de canela, o polifenol MHCP, reproduziria a ação da insulina nas células, auxiliando na redução dos níveis de glicose (açúcar) no sangue, o que tornaria o condimento uma grande aliada no controle do diabetes do tipo 2. De acordo com a nutricionista do MinhaVida, Roberta Stella, no diabetes tipo 2 existe a produção de insulina, mas a quantidade não é o suficiente para absorver a glicose do sangue. "Por isso o controle da ingestão de açúcar é tão importante", diz Roberta.O pesquisador explica que a ação direta da especiaria no funcionamento do hormônio facilitaria o tratamento da doença. Foram testados portadores de
diabetes tipo 2, que consumiram meia colher (chá) de extrato de canela por dia, durante três anos. No geral, todos os pacientes apresentaram uma redução dos níveis de açúcar no sangue e melhora dos sintomas da doença.Sintomas e tratamento Acredita-se que o aparecimento da doença está intimamente relacionado a fatores genéticos e tende a passar de pais para filhos. Se você se encaixa em algum dos fatores de risco citados abaixo, procure logo seu médico. Uma dieta apropriada aliada à prática de exercícios físicos, junto com medicações específicas, se necessárias, podem amenizar os efeitos da doença e melhorar sua qualidade de vida. Além da hereditariedade, outros fatores ampliam as chances do desenvolvimento do diabetes do tipo 2: - Pressão alta - Altos níveis de triglicérides no sangue- Diabetes gestacional- Comer muita gordura- Beber muita bebida alcoólica - Sedentarismo- Estar acima do peso ou ser obeso- Idade: o risco de desenvolver a doença aumenta sensivelmente a partir dos 45 anos e mais ainda a partir dos 65 anos