quarta-feira, 22 de julho de 2009

Allium sativum L. FAMÍLIA: ALLIÁCEAS
BOTÂNICA: Erva anual perene, caracterizada por crescer formando bulbos ("cabeças") de 20 dentes a mais.É originário da Ásia Central e atualmente se encontra distribuído em todo o mundo.
PARTE UTILIZADA : Bulbos.
HISTÓRICOPlanta utilizada desde 3000 A.C. para combater parasitoses e prevenir epidemias. Na Grécia, o historiador Heródoto menciona o uso de alho para prevenir tifo e cólera.Já no século XX, os médicos na I Guerra Mundial, utilizavam extratos de alho para evitar infecções e gangrenas nas feridas dos soldados.Na década de 60, os japoneses demonstraram a comunidade científica a ação anti-tumoral em ratos.Em 70 e 80 aumenta consideravelmente os estudos, e o Inst. de Câncer dos USA, recomenda-o na dieta como método preventivo do câncer.
AÇÃO TERAPÊUTICA HIPOLIPEMIANTEÉ efetivo no controle sangüíneo do colesterol e das lipoproteínas de baixa densidade. Reduz em até 12% o LDL.
AÇÃO ANTITUMORAL E IMUNOMODULADORAO Instituto Nacional do Câncer dos EUA , em estudos experimentais, com 1695 pessoas, concluiu que a incidência de câncer de estômago era menor nas pessoas que ingeriam mais alho e cebola na dieta/diária.Reduz a fadiga e anorexia depois da adm. de radio - quimioterápicos.Um estudo piloto de 10 semanas com 10 pacientes que receberam o extrato de alho se observou um aumento da atividade das células NK, bem como para várias patologias associadas tais como: herpes genital, diarréia, candidíase e pansinusite recorrente com febre.
AÇÃO ANTIIFECCIOSA E ANTIVIRAL Inibe o crescimento de Cândida albicans.Efetivo contra o vírus da Influenza B, Herpes simples tipo I.
Portanto, o alho possui as seguintes vantagens :- Se pode administrar durante mais tempo sem temer os efeitos colaterais.- Seu emprego não leva a resistência.- Não afeta a flora intestinal.- Possui atividade antiviral (algo que os antibióticos não possuem).
EFEITOS ADVERSOS E / OU TÓXICOSO alho cru não é bem tolerado já que pode provocar anemia, mal estar gástrico e reações alérgicas tipo asmática ou dermatite de contato.Diferentes testes de toxicidade aguda, subaguda e crônica, mutagenicidade e evolução clínica sintomatológica demonstraram segurança na tomada de extratos de alho. Evitar altas doses devido a uterocontrabilidade (in vitro).
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS Podem interagir com os tratamentos anticoagulantes, hipotensores e hipoglicemiantes.
POSOLOGIADr. Robert S. Lin , uma das maiores autoridades sobre o alho no mundo , recomenda 5 dentes de alho/dia na dieta regular.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICASALONSO, Jorge R. - Tratado de Fitomedicina, Bases clínicas e farmacológicas. Argentina, ISIS Ediciones S.R.L., 1998, p. 202-212.
MATOS, F.J.A. et all - Const. quim. ativos de plantas medicinais brasileiras. Fortaleza, E.U.F. Ceará, 1991, p.147-151.

Nenhum comentário: