sexta-feira, 24 de julho de 2009

EQUINÁCEA

Um forte aliado do sistema imunológico



A equinacea é uma planta nativa americana e um dos fitoterápicos mais conhecidos e utilizados na Europa e Estados Unidos na prevenção de gripes e resfriados. É a planta imunoestimulante mais pesquisada no mundo. Os índios americanos foram os primeiros a utilizar esta planta. Tornou-se conhecida pelos botânicos europeus em 1690.
O sistema imunológico é responsável por nos manter vivos, protegidos e imunes aos milhares de microorganismos que todos os dias invadem nosso corpo e nos expõem a todo tipo de doenças. Existem vários fatores no nosso dia a dia que podem desequilibrar o nosso organismo e o sistema imunológico, como stress da vida moderna, poluição e abuso de medicamentos. E a mais importante indicação da Equinacea é a de atuar como imunoestimulante, aumentando a defesa do organismo em pacientes submetidos a quimioterapia e prevenindo infecções e doenças temporárias, como gripes, resfriados, abcessos, bronquite dor de garganta, dentre outras.


Principais usos da Equinácea:

No aumento das defesas do organismo;
Na profilaxia das gripes e resfriados;
Nas infecções do trato respiratório superior;
Na dor de dente e gengivite;
Nos abcessos, furúnculos e pústulas.

Ações da Equinácea:

Estimula a produção de leucócitos;
Atua com um antibiótico natural;
Acelera a reabilitação do organismo;
Efeito anti-inflamatório;
Combate viroses;
Combate a candidíase.


ASTRÁGALO (Astragalus membranaceus)
O muscular. astrágalo, também conhecido como astragalus, huang chi e huang qi, estimula o sistema imunológico, aumentando nossa resistência a gripes, resfriados, fraqueza e doenças em geral.A raiz de astrágalo é indicada no tratamento de enfermos com o sistema imunológico comprometido, infecções viróticas, hipertensão, lúpus eritematoso sistêmico e fraqueza

Também é indicado em casos de glaucoma, aids, candidíase, hepatite viral, enfermidade vascular periférica, transtornos imunes, hipertensão arterial, asma, úlcera péptica, problemas respiratórios, diarréia e infecções em geral produzidas por Diplococcus, Staphylococcus y Streptococcus.Segundo a medicina chinesa, o astrágalo também é usado nos casos de diabete, por diminuir os níveis de açúcar no sangue, cardiopatias e mal de Alzheimer.

Na China, essa erva é conhecida por diminuir os efeitos colaterais da quimioterapia e da radiação, inibindo a metástase de tumores, razão pela qual é indicada para todas as enfermidades debilitantes e definhantes.O astrágalo fortalece os tecidos e ajuda a prevenir prolapsos de estômago, intestinos, ânus e útero.

Fortalece a digestão, melhora a absorção de nutrientes e ativa o apetite; reduz a fadiga e ajuda a interromper diarréias crônicas.É recomendado para mulheres com febre puerperal (pós-parto) e na recuperação de perdas graves de sangue, o que é bom para pessoas fracas e anêmicas.

O astrágalo também tem propriedades antibacterianas, uma vez que promove a descarga de pus, acelerando a cura de úlceras crônicas, feridas ou abscessos que não drenaram ou sararam direito.Estudos mostram que tomar astrágalo aumenta a resistência na prática da natação.

O astrágalo pode ser preparado em álcool como um elixir para fraqueza dos membros e dos pulmões e para palpitações cardíacas, bem como pode ser adicionado a sopas ou cozido com grãos.

Não há efeito colateral quando se toma o astrágalo na dosagem correta. Mesmo assim, mulheres grávidas devem usá-lo somente sob prescrição médica.