segunda-feira, 17 de novembro de 2008

STRESS









Vamos falar da doença do século- stress

Acredito que corpo e psique sejam funcionalmente idênticos, ou seja, aquilo que afeta um, afeta o outro simultânea e igualmente.

A psicossomática funciona nessa linha de pensamento, ou seja, o estado que se encontra o nosso corpo tem influência direta de nossos processos mentais e emocionais, os quais, por sua vez, afetam o estado de nosso corpo.

Todos nós possuímos, no centro do cérebro, um minúsculo órgão, de apenas sete gramas, que é o centro dos pensamentos e sentimentos para o córtex cerebral, que se chama hipotálamo. Na verdade o hipotálamo contém nervos que acionam o córtex cerebral.

Esse pequeno órgão recebe cada pensamento e emoção que criamos consciente ou inconscientemente como impulsos nervosos e os traduz na forma de hormônios. O hipotálamo é o órgão que governa todas as glândulas responsáveis pela produção de hormônios do corpo pelo controle direto da hipófise. Sendo assim, ele contata, comanda e controla o funcionamento de cada célula, cada órgão e cada sistema do corpo.

Volto a dizer: quando nossos pensamentos e sentimentos são positivos e saudáveis, uma corrente de energia positiva percorre nosso corpo, proporcionando-nos saúde e bem estar.

Quando nossos pensamentos e sentimentos são negativos e destrutivos, ou quando nos sentimos estressados, a enfermidade e a doença encontram um terreno propício para se desenvolverem.

Temos aí um sistema de defesa contra inimigos em momentos de perigo. Quando estamos em estado de estresse muito elevado, nosso sistema de emergência é acionado e acontece conosco a seguinte seqüência de eventos:


1. Nossa freqüência cardíaca aumenta.
2. Os vasos sangüíneos se contraem acarretando uma diminuição no fluxo do sangue.
3. Ao mesmo tempo, os vasos sangüíneos nos músculos esqueléticos se dilatam para nos preparar para o ataque ou a fuga.
4. Todas as nossas secreções diminuem: a boca fica seca, os sucos gástricos e pancreáticos diminuem, bem como a bile.
5. Todas as saídas corporais de contraem.
6. O suor aumenta.
7. A supra-renal libera cargas adicionais de adrenalina e cortisol.
8. A hipófise aumenta a secreção de certos hormônios de adaptação ao estresse.

Esse processo faz parte da "Síndrome de adaptação geral", mais conhecido como estresse. Se ele é passageiro, seus efeitos são fracos e podemos até dizer que é necessário, até certo ponto. Mas se ele se torna excessivo ou crônico, os resultados são devastadores para qualquer um de nós.

Nossos processos químicos devem ser respeitados e todo dano provocado em nosso organismo, deve ser removido. Achei interessante escrever sobre tudo isso, para que você possa buscar meios de auto- preservar-se a danos maiores em seu organismo, já que todos nós somos vítimas do estresse.

Nenhum comentário: